quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Música contemporânea

"A audição qualificada não pode reduzir-se à música de entretenimento, por mais agradável e bem realizada que seja esta. Já é tempo de dar um tempo aos colchões sonoros da música palatável e aprender a ouvir aquela outra música, a música-pensamento dos grandes mestres e inventores, que impõe uma outra escuta, onde a reflexão, a concentração, a sensibilidade e a inteligência são ativadas ao extremo."

Trecho retirado da introdução de Música de Invenção, por Augusto de Campos

"Júlio Medaglia sempre soube que o terceiro mundismo é uma realidade - mas sempre soube que é preciso resgatá-lo da garra fisiológica dos nacionalóides, que sempre defenderam a necessidade de uma subcultura para o subdesenvolvimento (alguns desses pregadores de ontem são, hoje, endinheirados assessores do poder). Júlio Medaglia sempre soube, também, que a luta, nestes países, tem de ir junto com o ensino - mas não o ensino baseado em pretensas autenticidades nacionais ("os nossos valores"), mas sim em padrões e repertórios internacionais.
O universo não é uma variedade ou modalidade brasileira: o Brasil é que é uma modalidade do universo. Primeiro, somos humanos; depois, brasileiros."

Trecho retirado do prefácio de Música Impopular, de Júlio Medaglia, escrito por Décio Pignatari

Nenhum comentário: